quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Organon «da» Estupidez (6)

Esta será uma das incongruências que sempre me "fascinou", talvez por ser um daqueles casos em que o absurdo é tão notório – tão notório! – que as palavras nem sabem como dizê-lo de outro modo! Mas face às recentes notícias, não resisti a só mais uma "demonstração". Note-se:


Artigo 43.º

(Liberdade de aprender e ensinar)

1. É garantida a liberdade de aprender e ensinar.

2. O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.

3. O ensino público não será confessional.

4. É garantido o direito de criação de escolas particulares e cooperativas.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Portugal/SistemaPolitico/Constituicao/Pages/constituicao_p03.aspx (negrito não original)

NO ENTANTO!

Interrupções lectivas para os ensinos básico e secundário

Interrupções

Datas

1.º

De 19 de Dezembro de 2011 a 2 de Janeiro de 2012, inclusive (Natal)

2.º

De 20 a 22 de Fevereiro de 2012, inclusive (Carnaval)

3.º

De 26 de Março de 2012 a 9 de Abril de 2012, inclusive (Páscoa)

2 comentários:

  1. Cara Eco:
    Obviamente que o ensino público não é confessional. Aqui onde leciono, para além das paragens obrigatórias (Natal e Páscoa - e veja-se a discrepância absurda entre os segundo e terceiro períodos do ano transato) ainda há algumas escolas que organizam cerimónias religiosas a cobro da suposta tradição natalícia. A própria universidade entroniza os seus «doutores» com uma cerimónia Sé dentro... nada disto é de cariz confessional. Apenas cultural (bater de pestanas).
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Cara Woman:
    «A própria universidade entroniza os seus «doutores» com uma cerimónia Sé dentro...» - O que me ri diante do ecrã com esta frase simplesmente maravilhosa!...
    Um abraço.

    ResponderEliminar