quinta-feira, 1 de março de 2012

«Artigo polémico afirma que recém-nascidos não são pessoas e podem ser mortos»

Os investigadores das universidades de Filosofia de Milão e de Melbourne argumentam no artigo 'After-birth abortion: Why should the baby live?' ('Aborto pós-parto: Porque deve o bebé viver?') que um feto e um recém-nascido são dois seres «moralmente equivalentes», na medida em que ambos estão num estádio em que apenas têm o potencial para se tornarem pessoas. Como nenhum dos dois possui consciência, as mesmas razões que justificam o aborto sustentam o infanticídio.

4 comentários:

  1. O argumento baseia-se num critério claramente reducionista. Basta alargar um pouco o espectro de considerações e rapidamente se extingue a condição de "equivalência" ;)

    ResponderEliminar
  2. R.,
    Tenho tentado aclarear o meu pensamento em torno deste artigo polémico…
    Repare-se: Poderemos nós dizer que, do ponto de vista das teorias da argumentação, o argumento deles é válido (sem esquecer a distância à “veracidade”)? Ou, reformulando: será que, pelo facto de o argumento se basear num argumento “claramente reducionista”, tornando-se num “perfeito abuso da dialéctica”, se pode afirmar que o artigo não deveria ter sido publicado? Quais são, então, os limites do “direito à opinião pública” ou do “exercício académico”? (e quem os determina).
    Como alguém partilhou comigo: “Nalgumas sociedades é "moralmente" aceitável matar um bebé desde que a mãe não toque no filho. Noutras sociedades, caso do xintoísmo, um feto só adquire o direito à vida a partir do momento em que vê a luz. (…) Quanto à moral, muitos princípios não passam de construções humanas com o objetivo de pacificar e permitir viver em sociedade, mas mudam com alguma frequência”.
    Surge daqui a questão do relativismo cultural que, cada vez mais, parece que é suficiente para se sobrepor aos direitos humanos, daí que tenha argumentado: …do ponto de vista "ético" é preciso fazer a distinção entre ética filosófica e ética médica, bem como deontologia. A crítica (pelo que tenho lido) aparece do ponto de vista moral, algo que desvaloriza uma produção teórico-académica. “Ética” e “moral” não poderão ser sinónimos para análise "bioética", bem como há outro tipo de questões que se podem discutir, dependendo se se trata de um estado laico ou teocrático...

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma excelente reflexão. Revejo-me integralmente nela e, como é apanágio das questões dilemáticas, a resposta não me parece simples e menos ainda linear. É um facto que o relativismo (universalmente instalado) é a regra, o que acrescenta uma outra questão a todas as outras: em última análise, até onde deve o relativismo imperar? Não serão as convenções, como as dos direitos humanos ou dos direitos das crianças, tentativas de balizar todo o tipo de relativismo? E será isto ilegítimo independentemente do quadro cultural ou valorativo em causa? Enfim... estou certa que a minha parca formação filosófica me impede de acompanhar a sua excelente formulação, mas estou capaz de compreendê-la e de partilhá-la.
    Um abraço e obrigada por esta discussão.

    ResponderEliminar
  4. R.,
    Muito obrigada pela questões que aqui partilha. A questão “até onde deve o relativismo imperar?” é, para mim, muito ambígua e complexa. Por um lado, não creio que a herança de Protágoras («homo mensura»), o mesmo é dizer de um “paizinho” do relativismo, seja um bom ponto de partida para uma discussão justa -não só pelo legado andro e egocêntrico que lhe é inerente, mas também pelo mau desenvolvimento entre “veracidade” – “crença”. Por outro lado, não creio que a máxima “não há proposições verdadeiras ou falsas em absoluto - apenas relativamente”, proveniente deste tipo de pensamentos, seja um modo de balizamento de convenções como a dos direitos humanos, mas sim a anulação destas mesmas (o que acontece com a Mutilação Genital Feminina? – num quadro de relativismo cultural).
    Mais uma vez, obrigada pela partilha.
    O meu abraço.

    ResponderEliminar