sábado, 31 de março de 2012

«Couleur Champagne»

Mehdi-Georges LAHLOU (Disponível em: http://mehdi-georges-lahlou.e-monsite.com/)

Persistindo no "pensamento escrito", resistindo com a insistência…


Um grupo de cidadãos açorianos organizou-se para levar a cabo uma iniciativa pelo Fim dos Subsídios Públicos à Tauromaquia, através de uma petição que conta já com a subscrição de mais de 1000 pessoas. A petição pode ser lida e assinada em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22530

«Lembra, lembra, lembra, lembra»


There are times
When you wake up
And it all seems different
(…) the sky on the ground
And all that coldness
When your heart belongs elsewhere
Under the sun, on the top of the sand
And all around you is so wet
Everything is so wet
Everything is so wet
Under the sun, on the top of the sand
All you wanna hear is a bird call…

«smile»

terça-feira, 27 de março de 2012

«Les yeux ouverts»



Un dernier verre de sherry
De chéri mon amour, comme je m'ennuie
Tous les jours se ressemblent à présent
Tu me manques terriblement...

sábado, 17 de março de 2012

"Da" democracia

«Apesar das ameaças de Assunção Esteves, a primeira reacçãodos partidos da direita foi de confronto. Um dos líderes parlamentares dadireita terá mesmo afirmado que se o Parlamento aprovasse o requerimento daesquerda, a maioria parlamentar passaria a chumbar todos os agendamentos daoposição.»

quinta-feira, 15 de março de 2012

«Je suis seule avec toi»



«Je connais une phrase encore plus terrifiante, plus terriblement ambiguë que
«je suis seul(e)», et c’est, isolée de tout autre contexte déterminant, la phrase qui dirait à l’autre : «je suis seul(e) avec toi».
[…]
Cela peut être la plus belle déclaration d’amour ou le plus désespérant témoignage, la plus grave attestation ou protestation de détestation, l’étouffement, la suffocation même : tant qu’être seul, si du moins je pouvais être seul sans toi. Être seul(e) avec moi.»

DERRIDA, Jacques, «Première séance. Le 11 décembre 2002» in Séminaire la bête et le souverain, Galilée, Paris, 2010, p. 21.

Imagem: «Metamorfose de Narciso», Salvador Dalí

Nouvelle Vague are «In The Mood for Love»

terça-feira, 6 de março de 2012

«EU, ANTONIN ARTAUD*»


Há uma história do surrealismo e, com efeito, conheço-a muito bem, embora não seja aquilo que se pensa. ̶  Para toda a gente o surrealismo só é mais um ismo acrescentado a todos os ismos que apodrecem nos alfarrábios; e que põe a titubear nas aulas todos os organismos de homens de tenra idade, em condições de florir e morrer, com mais um ismo que os faz apodrecer no túmulo. ̶  [Classicismo], romantismo, simbolismo, futurismo, cubismo, qual é o morto que ainda se lembra dos vossos ismos, e o que fizeste de todos os vossos mortos?
   
*Artaud, A. (2007). «O Surrealismo e o Fim da Era Cristã». In, EU, ANTONIN ARTAUD (trad., apres. Fernandes, A.). Lisboa: Assírio & Alvim. ISBN 978-972-37-1228-8. p.61.

quinta-feira, 1 de março de 2012

«C'est si bon...»

«Artigo polémico afirma que recém-nascidos não são pessoas e podem ser mortos»

Os investigadores das universidades de Filosofia de Milão e de Melbourne argumentam no artigo 'After-birth abortion: Why should the baby live?' ('Aborto pós-parto: Porque deve o bebé viver?') que um feto e um recém-nascido são dois seres «moralmente equivalentes», na medida em que ambos estão num estádio em que apenas têm o potencial para se tornarem pessoas. Como nenhum dos dois possui consciência, as mesmas razões que justificam o aborto sustentam o infanticídio.